Share |

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Cristiano Ronaldo é craque?



Quando o assunto é Cristiano Ronaldo, logo surge a pergunta: ele é craque? As opiniões são divergentes. Galvão Bueno costuma dizer que Kaká é muito mais objetivo que ele. Outros afirmam se tratar de apenas um bom jogador. O comentarista do Sportv Wagner Vilaron já disse inclusive que acha jogadores como Fernandão e Nilmar (na época, jogadores do Internacional) melhores que o português. Mas, afinal, ele é craque?.


Cristiano Ronaldo é um jogador completo. Pode jogar como atacante, ponta ou até armador. Tem um chute forte e preciso, muita habilidade, bons dribles, é veloz. Entretanto, é cobrado por se omitir em jogos importantes. E essa cobrança procede.


Por Portugal, Ronaldo não consegue repetir as boas atuações que apresenta nos clubes. O melhor momento da seleção portuguesa nos últimos anos foi chegar a semifinal da Copa de 2006. Na ocasião, CR7 era coadjuvante da grande estrela Figo, fazendo muito bem esse papel ao lado de Deco, na seleção dirigida por Felipão. Sua Copa de 2010 foi um fracasso. Só conseguiu atuar bem na goleada por 7x0 sobre a fraquíssima seleção da Coréia do Norte. Contra Brasil e Espanha, mal foi notado em campo.


Entretanto, quando se trata de suas atuações por clubes, a situação é completamente diferente. Foi o artilheiro e eleito melhor jogador da Champions League 07-08 pelo Manchester United, sendo destaque também na final contra o Chelsea, marcando o gol de sua equipe. Pelo clube inglês, além de campeão da Champions e do Mundial de Clubes, foi tricampeão inglês, fez 118 gols e deu 61 assistências em 292 jogos. Jogou muito tempo como ponta direita, e também jogou de atacante, principalmente no fim de sua passagem vitoriosa pelo time inglês, quando foi eleito melhor jogador do Mundo (2008).


Pelo Real Madri, embora não tenha títulos até agora, seus números são ainda mais animadores. Até dezembro de 2010, foram 55 jogos, 51 gols e 13 assistências. Entretanto, a goleada sofrida pelo Barcelona (5x0), com show de Messi, fez com que as críticas ao português, esquecidas até aquele momento, fossem relembradas.


Pra mim, ele é craque, sim. Até porque, se ele não for craque, Lionel Messi é o único que pode ostentar esse status no futebol atualmente. Mas deixa a desejar em alguns jogos importantes.


Renato Stafford

0 comentários:

Postar um comentário