Share |

sábado, 8 de maio de 2010

Pontapé do Brasileirão 2010




A 40ª edição do Campeonato Brasileiro - nome que já variou muito desde 1971 - começa hoje à tarde um pouco esvaziada. Não seria diferente em ano de Copa do Mundo. Ninguém, desde torcedores a dirigentes, está muito preocupado com a competição nacional agora. Tanto que o troca-troca de jogadores, as grandes contratações, os chamados reforços, tudo o que movimenta as vésperas do campeonato anda bem devagar. Como serão apenas sete rodadas até 6 de junho, paralisação de mais de um mês, parece que as coisas ficarão realmente para depois do Mundial.


Pena a pouca atenção ao Brasileirão porque haverá grandes jogos neste início. A começar pela primeira rodada. Hoje, no Engenhão, por exemplo, veremos a troca de faixas entre Botafogo e Santos. Veremos também o badalado time dos meninos da Vila, talento com bola nos pés e que desponta a candidato ao título, contra o chuveirinho da equipe de Joel Santana. Santos favorito para o jogo.

Amanhã, um clássico logo de cara. E clássico de campeões: os dois hexacampeões brasileiros frente à frente no Maracanã (não haverá asterisco ao fim do post sobre os seis títulos do Flamengo. Se a Fátima Bernardes disse no Jornal Nacional que era o embate dos hexas, eu também posso). Ambos pensam ou pensaram mais na Libertadores do que no Brasileiro. Mas ele chegou. E terão que fazer bonito para as suas torcidas. Mas, como virou rotina nos dois clubes, vão começar em câmera lenta e acordar só depois do segundo turno.

O fim de semana também marca o retorno do Vasco à elite nacional. Que pode durar pouco se o time não se reforçar bastante. E começa com parada difícil: o Atlético-MG, no Mineirão. Além dele, Guarani, Atlético-GO e Ceará darão duro para continuar na Primeira Divisão.

Prognósticos mais detalhados? Vamos deixar para depois da Copa também.


Tatiana Furtado

0 comentários:

Postar um comentário