Share |

domingo, 25 de abril de 2010

A febre das figurinhas




Tatiana Furtado


Ano de Copa é tudo igual: país para, jogadores importantes se machucam às vésperas do Mundial, Brasil sempre é favorito com Alemanha, Itália e Argentina... e tem álbum de figurinhas! Lembro bem da Copa de 90. Além do álbum tinha um mapa com as bandeiras dos países. Era promoção da Elma Chips, se não me engano. Ficávamos com dedos lambrecados com os biscoitos até encontrar a figurinha lá no fim. Conseguir a do Brasil era a grande dificuldade.


E nada muda até hoje. A expectativa de abrir o pacotinho e encontrar os grandes nomes da Copa é a mesma. Mas eles continuam sendo os mais difíceis. Com quase 200 figurinhas compradas, no meu só tem o Kaká de super estrela. Ainda aguardo Messi, Cristiano Ronaldo e outros. A diferença é a tecnologia. Se antes fazíamos uma sujeirada com cola branca e evitar os morrinhos era quase impossível, agora tudo ficou mais simples com os cromos auto-colantes. Alguns não gostam dessa parte, eu adoro.


Só não favorece muito a quem quer voltar aos tempos de criança e brincar de bafo. As figurinhas são mais duras e pesadas, dá mais trabalho para virá-las. E parece que muitos voltaram. A febre começou em São Paulo e já atingiu o Rio. As figurinhas estão esgotando com muita rapidez. Um dono de banca de Copacabana deu a dica para comprar logo um monte porque estava acabando depressa. "Tem muita gente velha comprando", disse o senhor.


Sobre o álbum em si achei ótimo. Tem informações dos países e dos jogadores, tabela completa, retrospecto nas eliminatórias, estádios e etc. Os erros comuns de sempre também. Como é feito com antecedência, há casos como Beckham, na Inglaterra, André Santos, no Brasil, Ronaldinho Gaúcho foi bancado na seleção. Nem todas as informações também são confiáveis. Na ficha do Adriano, ele aparece com 87kg!! Peso que ele não tem há alguns anos.


Ah, já tenho repetidas, quem quiser trocar...

1 comentários:

Paula Coutinho disse...

Ah, eu tinha esse da Elma Chips da Copa de 90!! Lembro que ficava perguntando ao meu pai sobre os paises que eu ainda nao conhecia... e logo depois veio a guerra do Iraque, e ai eu ja conhecia os paises do oriente medio por causa do album...hahaha

27 de abril de 2010 11:10

Postar um comentário